acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A prefeitura de Peabiru firmou compromissos com a construção da identidade cultural do município neste sábado, 29, na Casa da Cultura. Em programação que comemorou os 45 anos de existência da Biblioteca Pública Municipal o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, assinou decretos que criam a Ordem do Mérito Caminhos de Peabiru e a Comissão de Revisão dos Símbolos Municipais, bem como as normas e a comissão que vão orientar os trabalhos de formação e aquisição de coleções nas bibliotecas Pública Municipal e Cidadã.

Outra ação do prefeito durante as comemorações foi a assinatura de dois projetos de lei que serão encaminhados para apreciação dos vereadores. Trata-se de projeto sobre a preservação do patrimônio cultural e natural do município que possibilita a criação de um conselho próprio para tratar do assunto e que também objetiva instituir o Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. “Queremos valorizar o que Peabiru tem de melhor e a cultura possui importantes aspectos que devem ser preservados e resgatados. Estamos concentrando esforços para reavivar a história que ficou apagada e reforçar o que ainda se faz presente na memória da população e dos visitantes”, disse Minchio.

A comemoração contou com uma mensagem especial do peabiruense, Miguel Sanches Neto, que atualmente é reconhecido crítico literário no país. No texto endereçado à Divisão de Cultura, Sanches Neto, lembrou que pertenceu a uma família de agricultores com pouca escolaridade, que o único livro que possuíam era uma bíblia e foi na Biblioteca Pública do município que iniciou seu contato com os livros. “Até a sexta série, eu praticamente desconhecia o que fosse um livro de ler - era apenas atormentado pelos livros didáticos. Foi em um encontro improvável com a Biblioteca Pública de Peabiru que comecei a minha carreira de leitor. Foi nela que o interesse pela literatura surgiu. Uma biblioteca é sempre um portal para as nossas vocações. Entramos nela e não sabemos em que tempo ou local iremos sair”, escreveu em texto que foi compartilhado com o público.

A programação teve ainda apresentações de ballet da Academia Jackeline Miyamoto e do músico Diego Salvetti, exposição de obras raras e das novas aquisições e doações incorporadas à Biblioteca Pública Municipal de Peabiru. A Academia Mourãoense de Letras (AML) também realizou, pela primeira vez, uma sessão solene de posse de novos membros fora da cidade sede. Na ocasião, tomaram posse nas cadeiras 24 e 6, Igor Fábio Steinmacher e Maria Giselta da Silva Veiga, respectivamente.

Entre os participantes do evento estavam o secretário de Educação e Cultura, Fábio Sexugi, autoridades municipais e regionais, peabiruenses e integrantes da AML.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo