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Prefeitura Municipal de Peabiru

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Desde 1º de julho a secretaria de Saúde de Peabiru mudou o procedimento para agendar consultas médicas da Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora, os atendimentos são agendados por meio de ligações telefônicas e os resultados são avaliados pela equipe de gestão da pasta.

Segundo o secretário de Saúde, Adilson Basseto, a maioria da população aceitou a novidade. “Quando falamos em aceitação da maioria, estamos calculando 90% da. Antes, a fila era um problema muito sério e motivo de reclamação. Essa medida foi possível após um consenso entre a secretaria e a administração municipal”, detalha.

Basseto salienta que na medida em que os peabiruenses são atendidos os elogios ao serviço aparecem. Por isso, faz uma avaliação positiva e apresenta dois aspectos que considera importante. O primeiro é que a população da zona rural não precisa mais se deslocar para a área urbana. Antes, marcavam a consulta em um dia e voltavam para a cidade em outro. Com o novo modelo, ligam e marcam a data. “Eles só precisam vir um dia para a cidade para a consulta. Isso faz ganhar tempo e economizar dinheiro. Esse modelo veio só para ajudar”, pontua.

O outro aspecto citado pelo secretário é que as mães da cidade não precisam mais deixar o filho em casa para enfrentar uma fila. Em alguns casos, levavam a criança ou até idosos para a fila na madrugada por não ter com quem deixar.

No primeiro mês da ação foram agendadas em média 60 consultas por dia. Esse é o resultado de um levantamento realizado pela secretaria. Os peabiruenses que ligam para o agendamento no período da manhã estão garantindo consultas para o mesmo dia no período da tarde ou, no máximo, para o dia seguinte.

Para o funcionamento do agendamento estão disponíveis quatro linhas telefônicas com números fixos e celulares. Uma equipe é responsável pelo atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, conforme o expediente da UBS e demais departamentos da prefeitura de Peabiru. “Alguns reclamam que não conseguem ligar, mas temos um registro. Principalmente pelos números de celular que ficam pendente a gente retorna, mas é um percentual mínimo. Já identificamos que o pico de procura do serviço está entre as 8 e 9 horas da manhã. Porém, qualquer reclamação também pode ser registrada no 3531-3162 direto com a gestão da secretária”, observa Basseto.

Na opinião de Erenice Rosa Ramos, moradora de Peabiru há mais de 15 anos, o serviço cumpre o seu objetivo. “Adorei, dou nota 10, é bem mais rápido. Nós não tomamos chuva e nem sol. Tudo é mais rápido”, avalia. Rosa ainda menciona que outras pessoas avaliam positivamente o atendimento. “Antes nós chegávamos às 4 horas da manhã na fila. Hoje não. Tem mais oportunidades, tem mais médicos, está tudo ótimo”.

 

Serviço

AGENDAMENTO DE CONSULTAS MÉDICAS

Dias: Segunda a Sexta-feira

Horário: 8 às 11 horas e 13 às 17 horas

Telefones fixos: 3531-2505 e 3531-2966,

Telefones celulares: 9977-3446 e 9977-3448

Fonte: Assessoria de Imprensa

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ANEXOS:

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