acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A Sanepar apresentou para a equipe de gestão da prefeitura de Peabiru nesta quarta-feira, 05, um projeto sobre a gestão de resíduos sólidos. O engenheiro Sérgio Antônio Maia Sant’Ana fez visita ao município a pedido do gerente e do diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber e Luciano Belo Machado, respectivamente, quando também conheceu como é administrado o assunto.

A solução proposta pela Sanepar é uma gestão regionalizada que possa viabilizar o atendimento operacionalmente adequado para Peabiru e demais municípios com as mesmas características. Para isso, pretende-se reunir os municípios da Comcam, fazer a classificação do que produzem, separar os orgânicos e recicláveis e dar o destino final em um aterro regulamentado mantido pela própria companhia. Assim, garantir uma parceria que possa ser mantida nos próximos 20 ou 30 anos e alivie as prefeituras dos encargos pesados da gestão ambiental dos resíduos sólidos.

De acordo com o chefe do departamento municipal de Planejamento e Engenharia, arquiteto Marcos Silveira, a prefeitura assim como outros municípios da Comcam estão buscando alternativas para tentar resolver a questão do saneamento que envolve a coleta e disposição dos resíduos sólidos. “O aceite da proposta resultará em um custo porque a Sanepar funciona como uma empresa e o município teria que pagar. Hoje funciona semelhante, pois destinamos os resíduos para uma empresa particular visto que o que é produzido no município não permite a autosustentabilidade de todo o processo que envolve a coleta, classificação e destinação do que é produzido pela população”, argumenta.

Silveira salienta que a proposta é interessante e será analisada pela prefeitura. “Mesmo assim, temos que continuar com os trabalhos de licenciamento da nossa área, a construção da estação de transbordo para melhor acondicionamento dos produtos que hoje são levados para fora e tentar evitar que o aterro vire um lixão como acontecia no passado”.

Sant’Ana acrescenta que a prefeitura de Peabiru se mostra imbuída de bons conceitos para resolver o problema dos resíduos sólidos. “Nossa avaliação sobre o município é positiva na medida em que a gente percebe a administração municipal preocupada com a questão ambiental de grande monta. Ao mesmo tempo, percebemos a dificuldade que o município tem em solucionar isso isoladamente”, pondera.

Caso a prefeitura sinalize interesse na proposição apresentada, o tramite terá continuidade com a busca de um convênio de cooperação com o governo do Paraná e, posteriormente, a formalização de um contrato de programa com a Sanepar.

Participaram da reunião o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Clerque Aparecido Priamo; o diretor do departamento de Engenharia e Planejamento, arquiteto Marcos Silveira e a diretora de Meio Ambiente, Mariana Machado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo