acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) aponta que é alto o desenvolvimento alcançado por Peabiru nas áreas de saúde e educação. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 3. Por meio da pesquisa, criada em 2008, é monitorado o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros.

Na saúde, o índice de Peabiru é de 0,8888 que possibilitou a 90ª posição entre os municípios paranaenses. Para chegar ao resultado, foram analisados os números de consultas pré-natal, óbitos por causas mal-definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e internação sensível à atenção básica (ISAB).

Para o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, isso é consequência do trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela administração municipal e a secretaria de Saúde. “Temos uma equipe preocupada com a qualidade de vida da nossa população e que tem atuado, sobretudo, na prevenção de problemas relacionados à saúde”, pondera.

Quando o assunto é educação, o município ficou em 108º no Paraná com o IFDM de 0,8218. Para o cálculo, o Índice Firjan utilizou os dados das matrículas na educação infantil, e no ensino fundamental o abandono, distorção idade-série, docentes com ensino superior, média de horas aula diárias e resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com os resultados, Peabiru se destaca de municípios paranaenses de grande porte como Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina, Francisco Beltrão, Umuarama e Cascavel. Além disso, fica a frente de municípios da região da Comcam como Farol, Terra Boa, Janiópolis, Campina da Lagoa, Iretama, Ubiratã, Goioerê, Mamborê, entre outros.

Divisão – O estudo realizado pelo Sistema Firjan é dividido em quatro categorias. Enquadra-se em baixo desenvolvimento os municípios que atingem pontuação entre 0 e 0,4 no IFDM. De 0,4 a 0,6 pontos o nível de desenvolvimento é considerado regular. Depois, de 0,6 a 0,8 enquadram-se os municípios e áreas que possuem desenvolvimento moderado. Resultados superiores a 0,8 pontos do índice são classificados como alto desenvolvimento, situação a qual está Peabiru.

Paraná – De acordo com a pesquisa, 96% das cidades paranaenses possuem desenvolvimento moderado ou alto. Esse resultado só foi possível porque 66,4% das cidades registraram avanços na comparação entre 2012 e 2013. No Brasil, a média de cidades com esse nível de desenvolvimento é de 68,1%.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo