acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Com o trabalho de valorização e resgate da cultura de Peabiru, o Museu Municipal Caminhos de Peabiru tem recebido novas doações e empréstimos que está enriquecendo o acervo. Entre as mais recentes estão dezenas de fotografias que serão digitalizadas. A pioneira, Anice Simão, que atualmente mora em Campo Mourão, emprestou fotografias que irão compor o acervo. Entre elas está uma imagem, considerada rara, da primeira missa celebrada em Peabiru no ano de 1948.

Um tijolo da Cerâmica Peabiru, que funcionou na cidade entre as décadas de 1950 e 1960, também foi doada pelo historiador Arléto Rocha. As ruínas ainda em pé da Cerâmica abriga fornos, estufas e chaminés. No local, eram fabricadas as telhas com argila retirada do rio que corre logo abaixo.

Rocha também doou pedras indígenas que vão ser estudadas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e um nó de pinho encontrado próximo ao local onde foram retirados os fósseis das florestas de Araucárias de quase 6 mil anos. Segundo Arléto Rocha, as doações têm o objetivo de promover a educação histórica da flora e clima de Peabiru nos tempos passados.

Outra novidade que começa a valer a partir desta terça-feira, 1º, é o acesso gratuito à internet para os visitantes. A prefeitura passa a disponibilizar, nas dependências do Museu, um sinal de internet sem fio. Com a tecnologia, todos os que estiverem nos arredores poderão acessar a internet em notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos que possuam essa função.

O diretor da Divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Junior, comenta que o objetivo da iniciativa é atender cada vez melhor ao público do Museu e oferecer serviços de qualidade. Como lembra, dois novos computadores foram doados para uso administrativo do Museu por uma agência bancária. Assim, foi possível a contratação do serviço de internet e pensou-se em disponibilizá-lo, também, para a população. “Queremos que com essa facilidade, os visitantes tenham acesso privilegiado a conteúdos que circulam na internet e, principalmente, possam pesquisar sobre a história dos Caminhos de Peabiru e da cidade”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo