acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Normas museológicas estão sendo seguidas no trabalho de reforma e readequações no Museu Municipal Caminhos de Peabiru. O espaço está fechado para visitação durante todo o mês de setembro e deve voltar a atender o público nos próximos dias. A decisão tem por objetivo concentrar esforços para finalizar as ações que buscam tornar o local mais atrativo, organizado e agradável.

As salas existentes no prédio serão divididas por temáticas que abordarão os Caminhos de Peabiru; a colonização e emancipação; comércio; educação e política; cotidiano familiar, ciclo da madeira e agrícola e objetos gerais. A mudança ainda criará espaços destinados ao setor administrativo, exposições temporárias e pequenas reuniões.

As melhorias também afetarão questões de infraestrutura. A reforma tem contemplado a retirada do piso do hall de entrada, correções estruturais da base da caixa d’água, instalação de rampa metálica para acessibilidade, retirada e substituição do telhado do anexo do Museu, novo projeto paisagístico e a construção de um novo muro.

O diretor da Divisão de Cultura, Jair Elais dos Santos Júnior, explica que as medidas vão possibilitar que sejam realizadas novas exposições no espaço e vão garantir maior segurança ao espaço. “O muro existente, por exemplo, compromete a segurança do museu e da vizinhança. Precisamos fazer isso, pois o acervo existente é rico em valor histórico e cultural”, argumenta.

Os serviços em execução contam com apoio da administração municipal e as equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos; Educação, Cultura, Esportes e Lazer; e Fazenda e Finanças. “É importante essa parceria entre as secretarias para que possamos viabilizar as melhorias planejadas. Essas interferências são necessárias por causa dos mais de 50 anos de movimentação no prédio. Nenhum edifício é estático. Logo, Peabiru terá um museu modernizado, com a questão da mobilidade que é muito importante e com os problemas mais emergentes resolvidos”, salienta Jair Elias.

Para o próximo ano, a administração municipal já planeja uma reforma e restauro maior. A proposta é a construção de mais espaço para ampliar as possibilidades de disponibilização de acervo e atendimento do público.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo