acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

O CMEI São José passa a ter oficialmente uma nova denominação: Centro Municipal de Educação Infantil SANTA PAULA. A mudança na nomenclatura atende a reivindicação da comunidade escolar do estabelecimento de ensino, frequentemente confundido com a Escola Municipal São José, da qual era uma extensão, até pouco tempo.

O novo nome, que foi sugerido pelo Secretário de Educação, Fábio Sexugi, é uma homenagem a Paola Elisabetta Cerioli, italiana do século XIX, fundadora da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo, cujos missionários atuam em Peabiru há vários anos. "É fácil admirar a figura de Madre Paula: além de ter dado um testemunho coerente do Evangelho, ela deixou uma trilha educativa que merece ser seguida ainda hoje", ressaltou Sexugi, ao mencionar a intuição pedagógica de Cerioli em relação à formação integral do ser humano.

Estando de acordo com a proposta, a direção do CMEI encaminhou o processo ao Departamento de Legislação Escolar da Secretaria de Estado da Educação no ano de 2013. O deferimento da solicitação foi comemorado pelos professores. Para a diretora, Profª Elza Albertini, "é uma alegria saber que a nova nomenclatura já consta inclusive no Sistema Estadual de Registro Escolar".

O CMEI Santa Paula foi fundado em 2008, e funciona em prédio anexo ao Lar do Menor Carlinhos Cerioli. Oferece educação gratuita e de qualidade em período integral, atendendo a aproximadamente 100 alunos na Educação Infantil. Sua primeira direção foi nomeada por meio de portaria, em janeiro de 2013, estando à época sob a responsabilidade da Profª Maria Ilma Manganote Macetti.

BIOGRAFIA: Santa Paula Elisabeth Cerioli (Soncino, 1816 – Comonte, 1865), após perder os filhos e o marido, fundou os institutos da Sagrada Família, visando resgatar a dignidade de crianças carentes, sobretudo as camponesas, que eram as mais marginalizadas de sua época.

Fixou toda a sua atenção materna em favor dos órfãos e dos pobres, ajudando-os em suas necessidades primárias, mas, sobretudo, para prepará-los, de modo teórico e prático, para a sua inserção na sociedade.

PEDAGOGIA: Sua pedagogia é caracterizada pelos seguintes aspectos:

VISÃO INTEGRAL DO HOMEM: A instrução não deve ser uma pura e simples noção teórica e prática dos conteúdos, mas um verdadeiro e efetivo exercício formativo. A educação é, para ela, um instrumento para a construção da consciência do sujeito, o fundamento para a ascensão social, a base indispensável para a profissionalização consciente. "Que o trabalho seja acompanhado pela instrução; a instrução, pela prática; a prática, pela experiência...";

CONSCIÊNCIA DA MISSÃO EDUCATIVA: "Depende muito da educação o bom ou o mal êxito dos jovens... A educação é para (o Instituto da) Sagrada Família o maior trabalho, devendo ser considerada com o maior zelo, com o maior amor, porque nela reside nossa missão especial e própria";

HUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO FORMATIVA: Por meio da aproximação discreta, extraindo de cada um todas as possibilidades. "Procurem conhecer bem o temperamento, o caráter, e as inclinações dos alunos, para saber aplicar mais adequadamente as intervenções necessárias a cada um".

Paula Elisabeth Cerioli foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 16 de maio de 2004, em Roma.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo