acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

O fundador de Peabiru, Sady Silva, poderá ser conhecido por toda a comunidade peabiruense e visitantes do Museu Municipal “Caminhos de Peabiru”. Nesta sexta-feira, 4, foi realizada uma solenidade que marcou a entrega da tela produzida pelo artista plástico, Lourival dos Santos, que retrata o engenheiro responsável pela abertura das terras onde hoje está instalado o município.

O evento aconteceu no hall do museu que agora possui uma novidade no acervo. Entre os presentes do ato estavam servidores da divisão de Cultura e pioneiros da cidade. Na ocasião, foi apresentado um resumo biográfico de Sady Silva, bem como a ligações que teve com Peabiru e a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

Segundo o chefe da divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, o objetivo da ação é valorizar a história de Peabiru. “Sady teve um papel importante na história local, pois foi quem fez o planejamento urbano e escolheu o nome de Peabiru. Também ajudou na colonização de outras cidades, como Campo Mourão e Araruna”, relata.

Até então, não existia no acervo do Museu Municipal registro iconográfico de Sady Silva. “Agora os nossos visitantes, principalmente as crianças e os jovens, poderão conhecer a imagem da pessoa que tanto fez por Peabiru. Com a obra, também reconhecemos o trabalho do artista plástico Lourival que é uma das maiores expressões artísticas do município”, explica Jair.

História – Entre 1940 e 1941, ao transferir a sede da 5ª Inspetoria de Terras de Guarapuava para a Colônia Mourão – que se transformou em Campo Mourão, o interventor Manoel Ribas planejava povoar a região do Sertãozinho, área entre os rios Dezenove e Ivaí. Partindo de Campo Mourão, a equipe do engenheiro Sady Silva, auxiliado pelo engenheiro Antônio Batista Ribas, passou pelo Rio Dezenove, pelo rio Ribeirão da Lagoa ou do Jeca e, por fim, atravessou o rio Rio da Manilha ou Tankão para avistar uma área plana ao alto do aclive. Foi então que os engenheiros viram o Peabiru, nome da trilha, do caminho que acabavam de percorrer.

Em agradecimento pelo que fizeram para a abertura da cidade, os nomes de Sady Silva e Antônio Batista Ribas estão gravados numa placa de bronze afixada no Obelisco da praça Eleutério Galdino de Andrade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo