acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Peabiru participa neste sábado, dia 6, da campanha Hora H. Com o slogan “Todos contra o mosquito da Dengue”, o objetivo é convocar os peabiruenses a vistoriar casas e quintais e eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

A campanha faz parte de uma ação conjunta com o Governo do Paraná e ocorrerá, simultaneamente em vários municípios paranaenses. Toda a atividade terá duração de uma hora com início programado para 10 horas da manhã. No período, vários carros de som estarão percorrendo a cidade divulgando a necessidade da limpeza dos quintais e do combate ao mosquito da dengue.

O secretário de Saúde, Adilson Basseto, salienta que a expectativa é que a população aproveite o momento para eliminar todos os locais com possibilidade de desenvolvimento do mosquito e que os peabiruenses também fiscalizem a vizinhança. “Uma das formas de auxiliar na fiscalização é fotografando as irregularidades e comunicar a secretaria sobre o problema para que nossa equipe de endemias possa verificar. Apesar do trabalho diário e contínuo, nossa intenção é aproveitar o dia para chamar a atenção de todos e alertar que é possível vencer o aedes aegyti”, diz.

Basseto expõe que o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos. “O governo municipal e a população tem o dever de fazer o combater juntos. O enfrentamento desta ameaça é coletivo, pois a situação está mais complicada com a possibilidade de transmissão de mais dois vírus”, ressalta.

Em 2013, uma epidemia de dengue atingiu Peabiru e fez o prefeito, Claudinei Minchio, cancelar todos os tipos de ações e eventos com aglomeração de pessoas, inclusive o carnaval. Na época, além de estar entre os cinco municípios com surto da doença, Peabiru detinha o maior número de casos confirmados em todo o estado.

 

Vigilância – Muitos focos do mosquito aedes aegypti são identificados em locais de pouca visibilidade, como em ocos de árvore, ralos, reservatórios de água de geladeiras e ares-condicionados e calhas, entre outros espaços. “O trabalho de vistoria tem que se tornar permanente. Se cada peabiruense reservar pelo menos 15 minutos de sua semana para fazer este trabalho, combateremos à dengue com mais eficácia”, adverte o secretário.

A vistoria semanal é recomendada porque o ciclo de reprodução do mosquito, após a eclosão dos ovos, dura em média 10 dias. Com isso, é possível eliminar a larva do aedes aegypti e evitar que o inseto chegue à forma adulta.

No Paraná, mais de 90% dos criadouros encontrados pelas equipes de saúde estão dentro de residências e quintais. O principal vilão é o lixo, mas todo objeto ou local que possam acumular água precisam ser verificados e eliminados.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo