acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Após o resultado do concurso público, realizado em outubro do ano passado, a prefeitura de Peabiru iniciou a convocação dos aprovados. Um dos cargos ofertados foi o de médico veterinário. Com base em questionamentos sobre a necessidade de o profissional integrar o quadro de servidores municipais a prefeitura faz alguns esclarecimentos.

Segundo o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Clerque Aparecido Priamo, a área que mais precisa de atendimento do profissional é a Agricultura Familiar e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que possui alta procura, principalmente, dos criadores de frango caipira para abate. “Quem cria animais para comercialização precisa de um acompanhamento técnico municipal e do SIM. Já tivemos problema com a promotoria e com os mercados que precisam da certificação para poder fazer o fracionamento de embutidos e depois comercializá-los”, lembra.

De acordo com Priamo, o município tem demanda e enfrenta dificuldades por não ter um profissional técnico habilitado no quadro de servidores. “Existem pessoas querendo trabalhar com animais, mas não podem. Toda essa parte era deficitária por falta da emissão do SIM Municipal e do veterinário até então e começaremos a organizar”, pontua acrescentando que outra área que terá a contribuição do profissional é a vigilância sanitária. O departamento que pertence à Secretaria de Saúde não possui o acompanhamento técnico de um veterinário que também poderá auxiliar nas demandas.

Outra possibilidade que Priamo já visualiza é a de iniciar um trabalho gradativo de castração dos animais em situação de rua. Como expõe, o município tem uma associação que faz um trabalho voluntário com apoio da Faculdade Integrado. No entanto, a inclusão do veterinário poderá garantir um suporte e buscar uma solução para os animais de rua.

Para o secretário, o concurso para um médico veterinário e o início dos trabalhos do profissional representa um avanço para Peabiru no sentido de minimizar os problemas enfrentados e desenvolvimento do comércio. “Acreditamos que com a regularização dessa área ocorrerá a possibilidade de geração de emprego e renda, um serviço de inspeção municipal e vigilância sanitária mais qualificado. Consequentemente, vamos garantir a segurança alimentar da população”, afirma.

Sobre segurança alimentar, o secretário ainda lembrou da primeira conferência sobre o assunto realizada no município. O evento resultou na criação de um sistema de segurança alimentar municipal seguindo os sistemas estadual e federal. Por isso, a presença de um médico veterinário será fundamental para ajudar a acompanhar e alcançar as metas estabelecidas no programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo