acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A área em duplicação da rodovia que liga Campo Mourão e Peabiru, BR-158, se transformou em espaço para o desenvolvimento de pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). No km 202, região em que passa o Córrego dos Mendes, foram retiradas amostras que estão em utilização pelos professores e alunos que integram o Laboratório de Estudos Paleoambientais (Lepafe).

No trecho que será coberto por asfalto, foram encontrados materiais que indicam a possibilidade de existência de uma grande floresta de araucárias, árvore símbolo do Paraná, no passado. Antes do aprofundamento dos estudos e atendendo uma solicitação da prefeitura de Peabiru, a universidade fez o repasse de algumas amostras que farão parte do acervo permanente do Museu Municipal Caminhos de Peabiru.

A entrega aconteceu nesta terça-feira, 20. Entre as amostras encontra-se um nó-de-pinho retirado a cerca de 3,2 metros de profundidade na região. Além disso, sequências do material retirado de área turfosa, com a presença de microfósseis de pólen e fitólitos.

De acordo com o coordenador do Lepafe, professor Mauro Parolin, preliminarmente é possível dizer que o exemplar de nó-de-pinho possa chegar a 6 mil anos. No entanto, a coleta seguirá para o laboratório que permitirá dizer ao certo quando existiu a floresta. “Nosso objetivo também é determinar as condições do clima da época e poder projetar uma perspectiva para as consequências futura”, acrescenta.

Para o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, a possibilidade de uma floresta de araucária milenar na área do município é assunto interessante a ser abordado entre os trabalhos que tem sido realizado para o resgate da história, memória e aspectos culturais de Peabiru. “Nos últimos meses temos potencializado os trabalhos que colocam em evidência a cultura do município e considero relevantes as descobertas. Isso valoriza Peabiru e, com certeza, projeta o nosso potencial histórico-cultural”, comenta.

Participaram do ato de entrega o diretor da divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior; o historiador Arléto Rocha e a responsável pelo Museu Municipal Caminho de Peabiru, Mayara Rodrigues Simonelli.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo