acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A rede municipal de ensino de Peabiru obteve o melhor desempenho da região na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os resultados, que se referem ao ano de 2014, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e são comemorados pela Secretaria Municipal de Educação.
 
O teste avalia a proficiência em Língua Portuguesa focada na leitura e escrita e em Matemática de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de todo o Brasil. A prova, composta por 20 questões de Matemática e 17 de Língua Portuguesa, revela os resultados numa escala que varia de 1 a 4, sendo o menor insuficiente e o maior ótimo.
 
Na divisão entre os níveis de avaliação, o desempenho dos estudantes peabiruenses em matemática atingiu 62,55% no nível máximo. Em ordem de porcentagem, os outros níveis alcançaram 19,67% no 3, 16,09% - no 2 e apenas 1,69% no nível insuficiente. Em leitura, o nível 3 foi o que mais se destacou com 48,12% seguido do nível 4 com 27,48%. O nível 2 obteve 23,01% e o nível 1, insuficiente, 1,39%.
 
A produção escrita também foi avaliada a partir de três textos elaborados pelos alunos. Numa escala de 1 (insuficiente) a 5 (ótimo), o resultado foi o seguinte: os níveis mais elevados, 5 e 4, somaram 88,10% do total. Já o nível 3 atingiu 3,93% e o 7,97% no nível 2. O grau mais baixo não pontuou.
 
Em reunião com o prefeito e a equipe pedagógica na manhã desta terça-feira, 22, o secretário de Educação, Fábio Sexugi, explicou que a ANA está inserida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Governo Federal. “Essa avaliação é relevante porque nos permite verificar o panorama atual da educação, não apenas em Peabiru, mas em todos os municípios brasileiros”, contou.
 
Para o secretário, os grupos de estudo do PNAIC, realizado junto aos alfabetizadores da rede, são importantes e contribuem com o resultado na avaliação. "Felizmente, temos um quadro de professores brilhantes, tanto dentro da sala de aula, quanto no suporte pedagógico”, comentou Sexugi.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica de Matemática, Dayane Borges de Araújo Walker, o resultado alcançado é gratificante e uma recompensa aos professores pelo trabalho realizado. Segundo ela, além dos esforços dos alfabetizadores, o incentivo da secretaria e da administração municipal é imprescindível para o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas unidades escolares e dinamização da aprendizagem.
 
O prefeito Claudinei Antonio Minchio parabenizou os profissionais da educação pela conquista. “Certamente, o resultado é fruto de um esforço conjunto. Nosso desafio é melhorar nossos índices a cada ano. Para isso, quero reafirmar o compromisso da prefeitura com a educação”, garantiu.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo