acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Acontece nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), a I Jornada Indígena Peabiru. O evento, que será realizado no Salão Paroquial, tem por finalidade difundir a cultura dos povos indígenas e resgatar as raízes históricas da antiga trilha que dá nome ao município. A realização do evento é da Prefeitura de Peabiru, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A abertura da I Jornada Indígena Peabiru acontece na quarta, 16, às 19h30m, no Salão Paroquial de Peabiru, com um colóquio sobre literatura indígena, ministrado pelo renomado escritor Kaká Werá, autor de vários livros infanto-juvenis. A entrada é gratuita.

Na quinta, 17, durante todo o dia, ainda no Salão Paroquial, indígenas de uma comunidade de Chopinzinho – PR e membros do Projeto Novo Olhar de Guarapuava – PR realizarão diversas apresentações culturais aos alunos e professores da rede municipal.

Para o prefeito Claudinei Minchio, idealizador da jornada, a iniciativa é importante porque permite um contato direto dos alunos com os indígenas, fortemente ligados à história do município. "A gênese do nosso território remonta à época do antigo Peabiru: uma vereda de grama aberta pelos índios bem antes da descoberta do Brasil", comenta. A ideia de promover esse encontro temático, conta Minchio, surgiu durante a cerimônia de premiação de uma docente da rede municipal, Prof. Eliana Sexuque Antunes de Oliveira, vencedora de um concurso pedagógico sobre literatura indígena, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Educação, Prof. Fábio Sexugi, a Jornada é um convite para a desconstrução de estereótipos. "A cultura e a literatura indígenas ainda são pouco conhecidas e estudadas. Por essa razão, o contato com os índios contribui na preservação das nossas memórias históricas, mas sobretudo na construção de uma educação libertadora", avalia Sexugi.

KAKÁ WERÁ - Índio de origem tapuia, foi adotado e adotou a cultura guarani como fundamento do seu viver. É escritor, autor de cinco livros abordando a temática indígena. Integrante de um movimento que se utiliza da literatura como uma ferramenta de luta social que reúne hoje mais de 50 escritores indígenas.

Werá é empreendedor social e ambientalista, reconhecido e premiado pela sua ação com diversas comunidades do sudeste do Brasil nos últimos vinte anos. É também conselheiro da Bovespa Ambiental&Social desde 2003. Membro de júri do Prêmio Ford de Ecologia e do Prêmio Eco da Câmara do Comércio Exterior, foi responsável pelo fomento de inúmeras ações ambientais no terceiro setor e no meio empresarial.

Fundador e integrante da URI (Iniciativa das Religioe Unidas), com cadeira na ONU contra o sectarismo religioso, desde 1998. Especializou-se em educação em valores humanos e cultura de paz através de diversos cursos e formações no Brasil e no exterior, sendo o mais significativo seu aprendizado na Índia com S.S. Dalai Lama.
Conferencista internacional, já palestrou em 10 países, entre eles: Inglaterra, Estados Unidos e Israel.

SERVIÇO - Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail educapeabiru@hotmail.com ou pelo telefone (44) 3531-2121.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo