Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Última Atualização do site:  

17/11/2017 16:58:22

Orçamento Participativo
 
 
Peabiru dá posse ao primeiro Conselho do Orçamento Participativo
   

A constituição do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (COP) é uma das etapas do programa Peabiru Participativo. A formalização do órgão aconteceu nesta quinta-feira, 6, durante solenidade de posse dos eleitos, realizada na Câmara Municipal.

Os conselheiros terão como missão propor e deliberar sobre as prioridades que farão parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) em conjunto com os secretários municipais. Para isso, o enfoque serão as necessidades de investimento. Além disso, fiscalizarão as receitas e despesas referentes ao orçamento de 2016.

Para definir as prioridades, o COP terá como base as propostas discutidas e listadas pela população durante as assembleias regionais. O coordenador do programa e secretário de Desenvolvimento Econômico, Clerque Aparecido Priamo, lembra que o município foi dividido em oito regiões que contemplaram tanto a área urbana, como a rural. “Nas reuniões, os participantes apresentaram o que é mais importante para suas regiões e para o município em geral”, detalha.

No pronunciamento da posse, o prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minchio, enfatizou a intenção de direcionar cerca de R$ 150 mil dos recursos do gabinete para o Orçamento Participativo. “O gabinete tem essa verba livre anualmente. O valor seria para o pagamento do prefeito, mas como recebo o salário de servidor estadual, queremos verificar a viabilidade jurídica de aplicarmos esse valor para os investimentos do programa”.

Minchio argumenta que o orçamento participativo é um projeto de gestão apresentado durante a campanha eleitoral e que só está em desenvolvimento após o período de organização interna da prefeitura. “Acreditamos no programa como uma importante ferramenta de mobilização e envolvimento da população em todas as instâncias da gestão. Essa é uma experiência única não só para o município, mas para a região”, disse enfatizando que está confiante no resultado positivo.

O Conselho conta com eleitos das oito regiões e foram nomeados em portaria específica da prefeitura municipal. No documento constam os titulares e seus respectivos suplentes, bem como os representantes da Coordenação Geral do Orçamento Participativo (CGOP).

A solenidade contou com a presença da comunidade, secretários municipais e os vereadores Felício Palma Junior e Josinel Pezine dos Santos

Empossados – Entre os conselheiros titulares empossados estão Arduino Iori (Região 1 - Emílio de Menezes), Antonio Carlos Rezende (Região 2 – Paulo Freire), Maria de Lourdes Bassi Alves Tonetti (Região 3 – Darci Ribeiro), Alceu Gonçalves da Silva e Damião Ribeiro dos Santos (Região 4 – Princesa Isabel), Marcilio Lazarin (Região 5 – Centro), Luciano Cardoso Batista e Eder Paulo Rocha (Região 6 – 14 de Dezembro), Elio Soares de Oliveira e Valdecir dos Santos (Região 7 – Assentamento/Silvolândia), e Sidnei Mantovani (Região 8 – Placa União).

Os suplentes são Francisco Ferencini Neto, Diego Torquato de Souza, Vanda Aparecida dos Santos, José Ricardo Fernandes, Carlos Araujo dos Santos, Rogerio Bruguer, Rosineia Aparecida Pereira, Neuza Azevedo da Cruz, Devanir Sampaio, Amauri Pesavento, Lauro Locks, Rosana Korczack e José Antonio Beline. Ainda de acordo com o ato de nomeação os representantes do Poder Executivo são: Clerque Aparecido Priamo e Cláudio Ortega Oliveira.

 
 Outros Artigos
» Conselho do Orçamento Participativo de Peabiru sera empossados hoje
» Portaria de Nomeação dos Conselheiros Titulares e Suplentes do Orçamento Participativo de Peabiru

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br