conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Peabiru

conteúdo principal
conteúdo principal

Geografia

Área: 469,34 Km²
Altitude: 520m acima do nível do mar
Latitude: 23° 54’46” sul
Longitude: 52° 20’35” oeste
Planalto: está inserido no 3° planalto paranaense e localizado no Planalto de campo Mourão.
Relevo: pouco movimentado com cerca de 30% apresentando característica suavemente ondulado, 50% é constituído de relevo com característica ondulado, 10% fortemente ondulado e 10% corresponde ao relevo montanhoso.

Clima: subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definitiva. As médias dos meses quentes são superiores a 22°C e a dos meses mais frios é inferior a 13°C.* 

Vegetação: a vegetação primitiva compreendia floresta do tipo tropical/subtropical entrelaçadas, com espécies de grande porte, folhosas e de cor verde escura (peroba, palmito, canela, figueira, etc.), contrastando com espécies de coloração mais clara de caráter subtropical (araucárias, samambaias, taquaras, etc.) e não mais existentes nas proximidades da cidade. Esta vasta mata que cobria o município e região na época de sua colonização, hoje praticamente não existe, com exceção de algumas reservas que ainda permanecem intactas. Estas por sua vez, apresentam os seguintes tipos de mata: regiões de matas devastadas (terras periodicamente trabalhadas ou em menor escala cultivadas) e matas secundárias devastadas na região pluvial tropical do interior, substituídas por cafezais pastos e demais culturas. 

Solo: brunizem avermelhado (rochas basálticas); terra roxa estruturada eutrófica; terra roxa estruturada destrófica; latosolo roxo destrófico; areia: rodzólico vermelho amarelo equivalente eutrófico. 

Hidrografia: Peabiru pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí e tem sua hidrografia representada por rios de pequeno e médio porte, os quais pode-se citar: Rio Mourão, Rio do Campo, Rio Claro, Rio da Areia, Rio Araruna e Rio da Várzea.

O site da Prefeitura Municipal de Peabiru não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.