Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019

Última Atualização do site:  

12/11/2019 16:41:09

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura
Visualizada 255 vezes
Parceria com Biblioteca Pública do Paraná ampliará acervo das bibliotecas de Peabiru
Segunda-feira, 16 de maio de 2016
 
 
Parceria com Biblioteca Pública do Paraná ampliará acervo das bibliotecas de Peabiru

Novos livros farão parte das bibliotecas públicas que atendem aos moradores de Peabiru. O assunto foi discutido durante visita do chefe da divisão de Cultura do município, Jair Elias dos Santos Júnior, na Biblioteca Pública do Paraná. Na conversa com o diretor da biblioteca, Rogério Pereira, ficou acertado que Peabiru será beneficiado com 150 novos livros. As obras são doações de autores que a Biblioteca Pública do Paraná recebe e repassa para quase 500 bibliotecas paranaenses.

Na visita também foi discutida a viabilidade para liberação de acesso de livros digitalizados para deficientes visuais. A ideia é que as bibliotecas peabiruenses possibilitem a inclusão das pessoas com deficiência de modo que oportunize o contato com a literatura apesar das limitações.

O chefe da divisão de Cultura informa que ainda nesta semana a Biblioteca Pública de Peabiru e a Biblioteca Cidadã serão cadastradas na Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná. Isso vai permitir que as pessoas portadoras de deficiência visual da cidade possam ter acesso a um acervo de quase 30 mil títulos com livros em áudio gravados com vozes sintetizadas e vozes humanas.

Como explica Ribeiro, parte do acervo de livros em vozes humanas é comprada pela própria Biblioteca Pública do Paraná, o restante é resultado de doações, inclusive de Portugal. Já os livros digitais, que são transformados em áudio, também são produzidos pela biblioteca que disponibiliza parte desse acervo para outras bibliotecas do país.

Ribeiro argumentou ainda que apesar do expressivo número de bibliotecas, nem todas são atendidas com repasse de livros, devido à limitação do órgão. Para ele, o fato do responsável pela divisão de Cultura de Peabiru conhecer as necessidades das bibliotecas locais também facilitou a conquista deste repasse.

Jair salienta que as doações vão colaborar com o fortalecimento do acesso a leitura e ao conhecimento em Peabiru. “São ações como essa que mostram o compromisso que temos com a formação de uma geração de leitores. Este é o primeiro passo e somos gratos pela parceria com a direção da Biblioteca Pública do Paraná”, comenta.

Além da audiência, o responsável pela divisão de Cultura, esteve reunido com Maria Marta Sienna, chefe da Divisão de Extensão, que elogiou a preocupação da administração municipal em ampliar os acervos de suas bibliotecas. “Peabiru é conhecida nacionalmente, por estar sempre presente nas obras de Miguel Sanches Netto, que é umas maiores expressões da literatura nacional”, disse Sienna.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Parceria com Biblioteca Pública do Paraná ampliará acervo das bibliotecas de Peabiru
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br