Terça-feira, 07 de Abril de 2020

Última Atualização do site:  

06/04/2020 15:21:53

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura
Visualizada 647 vezes
Uma programação especial vai marcar
Quinta-feira, 27 de agosto de 2015
 
 
Uma programação especial vai marcar

Uma programação especial vai marcar as comemorações dos 45 anos da Biblioteca Pública Municipal de Peabiru. A Divisão de Cultura organizou uma série de atividades para este sábado, 29, data oficial da criação. O evento começará às 19h30 na Casa da Cultura, mesmo espaço que funciona a biblioteca, e é aberto para toda a comunidade.

A programação artística contará com apresentação musical do professor Diego Salvatti e do corpo de ballet da Academia Jackeline Miyamoto. Também será realizada a assinatura do ato que formaliza a criação da Ordem do Mérito “Caminhos de Peabiru” e o lançamento do “Amigos da Leitura”.

Após o evento acontecerá a sessão solene da Academia Mourãoense de Letras (AML) que dará posse aos novos integrantes das cadeiras 6 e 24, professor Igor Fábio Steinmacher e Maria Giselta da Silva Veiga, respectivamente.

Histórico – A Biblioteca Pública Municipal de Peabiru é o primeiro espaço público cultural da cidade. Foi criada em 1970, por meio da lei municipal nº 13, no dia 29 de agosto. O prefeito da época era o advogado, Lary Calixto Razzolini. O acervo inicial foi doado pela comunidade. A relação dos colaboradores do projeto consta em um quadro que está exposto dentro da biblioteca. Entre eles, estão personalidades e empresas locais.

Atualmente, a Biblioteca Pública possui um acervo estimado em 20 mil livros. Uma parcela significativa é composta por obras consideradas raras, sobretudo pela historicidade. Devido o período de organização, as obras estão disponíveis somente para pesquisas internas. Em breve, todo acervo vai ser registrado novamente para possibilitar empréstimos. Dentre as ações que atingem o espaço também está prevista a renovação e padronização da identidade visual.

O diretor da divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, salienta que a intenção é possibilitar que a Biblioteca Pública preserve os registros do conhecimento e do pensamento humano.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Uma programação especial vai marcar Uma programação especial vai marcar
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br