Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020

Última Atualização do site:  

14/02/2020 18:29:29

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura
Visualizada 354 vezes
Primeiro prefeito de Peabiru é tema de homenagens e exposição
Domingo, 19 de junho de 2016
 
 
Primeiro prefeito de Peabiru é tema de homenagens e exposição

Neste ano, o primeiro prefeito eleito de Peabiru, Silvino Lopes de Oliveira, completaria 100 anos. A trajetória política que acumula, também, três mandatos como deputado estadual é marcada por um trabalho intenso em prol de Peabiru e do Paraná. Para marcar o centenário do ex-prefeito foi realizado nesta sexta-feira, 17, um evento com diversas homenagens e a abertura da exposição “Silvino Lopes de Oliveira – 100 anos”, que está instalada no Museu Municipal Caminhos de Peabiru.

A Ordem do Mérito Caminhos de Peabiru, a mais alta condecoração municipal, foi entregue, post-mortem, ao ex-prefeito Silvino Lopes de Oliveira, pelo prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minchio. A homenagem foi recebido por Inolan Lopes de Oliveira, filho do ex-prefeito. Na ocasião, foi entregue a faixa de grã-cruz um dos graus existentes dentro da Ordem.

Como explica Minchio, a homenagem é destinada à pessoas de notório saber ou com serviços relevantes prestados à comunidade. “Criamos essa condecoração em agosto do ano passado e é um atestado de gratidão àqueles que fazem brotar o progresso na humanidade. Esse evento e essa homenagem, expressam nosso agradecimento ao Silvino Lopes de Oliveira”, afirma.

Como uma forma de reconhecer o trabalho que resultou na criação dos colégios estaduais Olavo Bilac e 14 de Dezembro, entre 1952 e 1956, um estudante do município fez a entrega de um diploma da Ordem ao filho do ex-prefeito, Silvino Lopes de Oliveira Júnior.

 

Obra – A solenidade realizada na Praça Eleutério Galdino de Andrade também contou com a apresentação pública de uma obra de arte com a imagem de Silvino Lopes de Oliveira. De autoria do artista plástico peabiruense, Lourival dos Santos, a obra fará parte do acervo fixo do Museu Municipal Caminhos de Peabiru.

 

Exposição – A exposição “Silvino Lopes de Oliveira – 100 anos” já pode ser conferida. Ao visitar o Museu Municipal, o público terá a oportunidade de escutar uma entrevista concedida pelo ex-prefeito, em 1997, para a jornalista Célia Santiago, de Campo Mourão. Além disso, documentos e fotografias que retratam os primeiros anos de Peabiru que foram doados por Inolan Oliveira, filho do primeiro prefeito do município.

Entre os documentos estão telegramas que Silvino Lopes recebeu nos cargos de prefeito e deputado estadual e o diploma de prefeito, concedido em 1951 pela comarca de Campo Mourão. Entre as fotografias estão registros da construção do Obelisco, a antiga Igreja Matriz de madeira e a fotografia oficial de Silvino Lopes, quando do exercício do cargo de prefeito.

 

Silvino Lopes – Com a emancipação e instalação de Peabiru, por meio de legislações estaduais, foi eleito o primeiro prefeito do município. Em sua gestão foram erguidas escolas e abertas estradas, que rasgariam o território onde nasceriam cidades pólos do Paraná, como Umuarama e Cianorte.

Por meio de recursos pessoais também viabilizou a compra dos primeiros móveis para o prédio da prefeitura. Construiu a praça central, hoje batizada com o nome do seu sucessor, Eleutério Galdino de Andrade. Na praça foi erguido o Obelisco com placas de bronze que homenageiam as pessoas que ajudaram no processo de criação do município.

Após conduzir a administração do município, elegeu-se suplente de deputado estadual nas eleições de 1954, perfazendo 2.334 votos, o que possibilitou assumir o cargo em substituição ao deputado Dr. Amaury de Oliveira e Silva. No pleito de 1958 foi reeleito deputado estadual pelo PTB. O terceiro mandato, ainda no PTB, aconteceu em 1962 após receber 6.559 votos. Na Assembleia Legislativa do Estado fez parte das comissões permanentes de Terras, Colonização e Imigração.

Faleceu em 18 de setembro de 2002, aos 86 anos, deixando seis filhos: Ilnar, Inolan Antônio, Ivan Luiz, Ilian José e Silvino Júnior.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Primeiro prefeito de Peabiru é tema de homenagens e exposição
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br