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Prefeitura esclarece sobre pagamentos do Bolsa Família
Segunda-feira, 23 de maio de 2016
 
 
Prefeitura esclarece sobre pagamentos do Bolsa Família

A partir deste mês, a prefeitura de Peabiru está disponibilizando a lista de pagamentos efetuados pelo programa Bolsa Família todos os meses. Os interessados, podem verificá-la em edital fixado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no site da prefeitura www.peabiru.pr.gov.br.

A medida visa dar transparência ao processo e regularizar situações que não atendam aos critérios do programa. Assim, se houver algum beneficiário na lista de pagamento que não tem direito ao mesmo, poderão ser efetuadas denúncias anônimas pelo telefone (44) 3531-1249.

No entanto, de acordo com os gestores do programa em Peabiru, a existência de determinados nomes na listagem de pagamentos não significa que o mesmo tenha sido sacado, pois a lista informa apenas os depósitos realizados. Para saber se benefício foi sacado é necessário procurar o CRAS.

Como explica a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, se alguém está na lista de pagamento e não deveria estar é porque em algum momento a pessoa fez o cadastro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Além disso, reforça que o cadastro só é realizado se houver solicitação da população e nunca ocorre por iniciativa da prefeitura, do CRAS ou do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).

A administração municipal de Peabiru tem, desde o início de 2013, se esforçado para que o Bolsa Família chegue de fato às pessoas mais necessitadas. Nesse período, mais de 400 famílias deixaram o programa levando em conta os critérios exigidos pelo programa. Segundo os responsáveis, os desligamentos e cancelamentos não geraram reclamações o que demonstra que as ações foram realizadas dentro da legislação e não prejudicando quem realmente precisa.

 

Procedimentos – Quando o cadastrado recebe o beneficio pela primeira vez, o cartão do programa é encaminhado para o endereço que está no CadÚnico. Para desbloquear é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, em Campo Mourão, munido de documento de identificação e fazer o desbloqueio. O cartão é intransferível, portanto, ninguém pode desbloqueá-lo sem ser o titular.

Quem não recebe o cartão em casa é porque pode ter mudado de endereço cadastrado. Neste caso, o cartão fica disponibilizado na agência da Caixa Econômica e deve ser retirado em até seis meses. O beneficio é depositado normalmente na conta vinculada ao cartão e se após esse período não forem realizados saques o beneficio é automaticamente cancelado.

Mais esclarecimentos sobre o Bolsa Família podem ser obtidos em http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
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