Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020

Última Atualização do site:  

14/02/2020 18:29:29

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura
Visualizada 279 vezes
Peabiru discute Plano do Livro, Leitura e Literatura
Sexta-feira, 04 de março de 2016
 
 
Peabiru discute Plano do Livro, Leitura e Literatura

A criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura de Peabiru foi discutida nesta quinta-feira, dia 3, no auditório da Casa da Cultura. A reunião contou com a presença de representantes de estabelecimentos da rede de ensino e de escritores locais. Na oportunidade, aprovaram o plano que tem a finalidade de reconhecer a leitura e a produção literária como meios principais de difusão da cultura e do conhecimento.

A proposta prevê a democratização do acesso ao livro, leitura e literatura, por meio de bibliotecas e demais espaços destinados à leitura, para formação de uma sociedade leitora, o fortalecimento das bibliotecas e a preservação do patrimônio literário, bibliográfico e documental de Peabiru.

O projeto também vai valorizar a produção literária do município, por meio de incentivo para a exposição de obras literárias de autores peabiruenses em estantes de livrarias e bibliotecas, públicas ou privadas.

O plano vai ser gerido por uma comissão composta por nove pessoas, sendo estes representantes do poder público e escritores locais. A iniciativa ainda institui a data de 29 de agosto como o Dia Municipal do Livro e do Escritor Peabiruense, cria a Feira do Livro e Leituras de Peabiru como evento oficial no calendário de atividades do município e estabelece a implantação do Prêmio Peabiru de Literaturas, que terá edição bianual para promoção da literatura, cuja premiação ocorrerá por meio de edital específico.

A apresentação do plano foi realizada pelo chefe da divisão de Cultura, Jair Elais dos Santos Júnior. Como explicou, após a aprovação vai ser necessário trabalhar pela implantação das principais metas do “Peabiru Leitura”, como a democratização do acesso ao livro; o estímulo à formação de leitores e mediadores no município; a valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; o desenvolvimento sustentável da economia do livro.

O Plano “Peabiru Leitura” vai ser encaminhado pelo prefeito Claudinei Minchio, por meio de projeto de lei, para deliberação dos vereadores. O plano tem validade de dez anos e após a sanção deverá ser criado um conselho para fiscalizar o cumprimento das metas nele contidas. Participaram da reunião professores e diretores de escolas da rede de ensino e os escritores Zenaidio Pereira Melo, Arléto Rocha, Giselta Veiga e Oscar Radtke.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Peabiru discute Plano do Livro, Leitura e Literatura
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br