Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020

Última Atualização do site:  

21/01/2020 09:58:14

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura
Visualizada 323 vezes
Membros do Conselho do Patrimônio Cultural tomam posse em Peabiru
Sexta-feira, 04 de março de 2016
 
 
Membros do Conselho do Patrimônio Cultural tomam posse em Peabiru

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Peabiru possui, oficialmente, os membros que o representam. Nesta quinta-feira, 3, o prefeito Claudinei Antonio Minchio deu posse aos conselheiros do órgão pedindo empenho do órgão no sentido de fortalecer o nome do município e buscar a preservação da história da cidade. “O maior patrimônio de Peabiru é o seu nome e a sua rica história. O Conselho vai fortalecer o trabalho que estamos desenvolvendo e principalmente envolver a comunidade nesta tarefa”, disse.

O Conselho é um órgão paritário composto por pessoas que terão a responsabilidade de analisar e permitir o acesso de todos aos bens culturais e, ao mesmo tempo, projeteger a memória desses bens. Também deverão aprovar ou não os pedidos de tombamento de bens materiais e imateriais do município e da inserção destes bens nos livros tombos definidos por lei municipal.

Minchio ressaltou a importância do Conselho trabalhar os Caminhos de Peabiru e de buscar parcerias para a concretização de ações voltadas para a questão da história da cidade nos períodos antes e após a sua colonização. Ainda pediu atenção especial para a consolidação da identidade peabiruense e buscar os valores que se perderam aos longos dos anos.

A primeira ação do Conselho está programada para a próxima semana, quando os conselheiros vão discutir a elaboração do projeto de restauro do Museu Municipal “Caminhos de Peabiru”. Nesta ocasião, também acontecerá a eleição do presidente e secretário do órgão e serão debatidos a realização de eventos comemorativos ao centenário de colonização de Peabiru e do nascimento do primeiro prefeito eleito, Silvino Lopes de Oliveira.

Compõe o Conselho o historiador Jair Elias dos Santos Júnior (chefe da divisão de Cultura e Arte Popular); Mayara Simonelli Rodrigues (responsável pelo Museu Municipal Caminhos de Peabiru); Marcos Flávio Bassi (servidor público municipal); Arléto Rocha (historiador) e do escritor Zenaidio Pereira Melo. O evento contou com a presença do secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, professor Fábio Sexugi.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Membros do Conselho do Patrimônio Cultural tomam posse em Peabiru
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br