Sábado, 28 de Março de 2020

Última Atualização do site:  

25/03/2020 16:07:27

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura
Visualizada 416 vezes
Prefeitura envia à Câmara projeto para criação da Fundação Cultural
Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
 
 
Prefeitura envia à Câmara projeto para criação da Fundação Cultural

Foi enviado para apreciação da Câmara Municipal de Peabiru o projeto de lei que visa criar a Fundação Cultural e de Turismo de Peabiru (Peabiru Cultura e Turismo). Com a aprovação, a proposta é que as atividades culturais, artísticas, técnicas, científicas e recreativas em âmbito municipal passem a ser planejadas, estimuladas e promovidas pelo órgão que estará vinculado ao gabinete da prefeitura.

De acordo com o secretário de Educação de Peabiru, Fábio Sexugi, a intenção da iniciativa é cumprir a determinação do Plano Municipal de Educação, aprovado no ano passado. “Uma das metas é o desmembramento da Secretaria de Educação das divisões de Cultura, Esporte e Lazer até o ano de 2017. Desta forma, já estamos trabalhando no sentido de cumprir os objetivos traçados. A área cultural terá mais autonomia com a criação da Fundação, uma vez que será possível elaborar planos, programas e projetos específicos e compatíveis com as diretrizes do município”, argumenta.

Para o historiador Arléto Rocha, a fundação vai estimular o progresso cultural de Peabiru. “Será possível desenvolver uma política definida para este campo. Teremos uma articulação com órgãos federais, estaduais e municipais, bem como Universidades e instituições culturais de maneira a assegurar a coordenação e a execução de programas culturais e turísticas de qualquer iniciativa”, comenta visualizando possíveis benefícios.

A comunidade peabiruense também orientou, na Conferência Municipal de Cultura, realizada em outubro de 2015, quanto a criação da Fundação Cultural. Para a população, o município necessita de uma instituição responsável pela promoção de atividades culturais que atendam os anseios locais.

Segundo o diretor da divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, em levantamento na região da Comcam foi possível identificar vários municípios com secretaria de Cultura no organograma. “As secretarias de Cultura são realidades em Goioerê, Luiziana, Mamborê e Quinta do Sol. Araruna e Iretama optaram pela criação da Fundação Cultural há mais de duas décadas e Campo Mourão possui as duas estruturas, ou seja, a Secretaria de Cultura e a Fundação Cultural. Esse diagnóstico justifica a necessidade do município e já foram desenvolvidas inúmeras atividades que também demonstram o potencial cultural e turístico de Peabiru”, detalha.

Além do planejamento de atividades culturais, ficará sob a responsabilidade da Fundação a coordenação dos serviços e ações dos espaços culturais como a Biblioteca Pública Municipal, o Museu Municipal Caminhos de Peabiru, a Biblioteca Cidadã Prof. Antônio Bassi, o Centro de Eventos Prefeito Silvino Lopes de Oliveira e a Casa da Cultura Prof. Nely Pinheiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Prefeitura envia à Câmara projeto para criação da Fundação Cultural
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br