Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

Última Atualização do site:  

30/07/2020 10:51:30

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Desenvolvimento Social
Visualizada 339 vezes
Grupo que visa desenvolvimento de crianças aumenta participação
Terça-feira, 08 de dezembro de 2015
 
 
Grupo que visa desenvolvimento de crianças aumenta participação

A participação de crianças com idades entre 4 e 6 anos no grupo de fortalecimento de vínculos realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social de Peabiru (CRAS) aumentou. Quando a ação iniciou não passavam de 10 atendidos por encontro. Atualmente, cerca de 60 crianças participam das atividades que objetivam auxiliar no desenvolvimento de diferentes habilidades.

O diagnóstico é motivo de comemoração para a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Como lembra a secretária da pasta, Isabel Cristina Carlos, a implantação do grupo foi um dos desafios assumidos. “A proposta dos grupos de fortalecimento de vínculos é inédita em Peabiru. Antes da nossa gestão, não tínhamos intervenções voltadas para grupos específicos. Hoje temos vários grupos que existem com a proposta de estimular e orientar os participantes a construírem e reconstruírem suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Ver que conseguimos dar vida e mantê-los é importante para todos nós que somos envolvidos com o trabalho”, explica.

Uma das atividades mais recentes realizadas com o grupo se desenvolveu a partir da temática brincar. As profissionais que coordenam o trabalho com o grupo incentivaram a produção de desenho livre com tintas, bem como a participação em jogos de quebra cabeça, bonecas, carrinhos e brinquedos pedagógicos.

“O brincar é uma importante forma de comunicação e possibilita que a criança reproduza o seu cotidiano. Além disso, auxilia no processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. De uma maneira que elas gostam, brincando, desenvolvem capacidades importantes como a atenção, a memória, a imaginação e aguçam a personalidade”, detalha a psicóloga, Tatiana Custódio Ramos.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, o apoio recebido pela prefeitura tem sido fundamental para o trabalho. “Nossos projetos só se efetivam por conta da atenção que o prefeito Claudinei nos dá. Caso contrário, nada do que temos feito teria sentido e resultado”, completa.

Para encerrar os encontros deste ano, o grupo terá atividades especiais nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10, em frente a APAE.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 
 
 Galeria de Fotos
Grupo que visa desenvolvimento de crianças aumenta participação
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 11h - 13h às 17h

Praça Eleutério Galdino de Andrade, 21 - Centro

CEP: 87250-000 - Peabiru - Paraná

 44 3531-8100   prefeitura@peabiru.pr.gov.br